18/12/11

Priolo do mé coração

 Serra da Tronqueira, ilha e S. Miguel/Açores.

Espécie de ave mais ameaçada e a segunda espécie de ave mais rara em toda a Europa.

O Priolo ( Pyrrhula murina) é uma espécie de ave endémica da Ilha de S. Miguel, mais especificamente da zona montanhosa localizada a leste desta ilha, que abrange os concelhos do Nordeste e da Povoação.

Esta ave especial reproduz-se na floresta da Laurissilva
, entre os meses de Junho até o final de Agosto. No Verão alimenta-se essencialmente em zonas abertas e no Inverno permanecem na floresta de altitude nativa. Geralmente a sua alimentação baseia-se em sementes, esporângios, botões florais e soris de fetos.

O Priolo é uma ave de pequeno porte, com dimensões entre 15 e 17 cm e com um peso de cerca de 30g. Tem a cabeça, asas e cauda pretas, a barra a meio da asa e a parte superior da cauda acastanhadas. Os sexos são idênticos, apenas se verificam diferenças mínimas no tamanho se examinados na mão, contudo os juvenis diferenciam-se dos adultos por ter a cabeça acastanhada. O seu chamamento é um assobio curto, aflautado e melancólico bastante distintivo.

As principais ameaças ao Priolo são o uso intensivo do território, que tem reduzido significativamente a área de floresta Laurissilva, o habitat do Priolo, e a rápida proliferação da vegetação exótica que tem vindo a retirar espaço à vegetação autóctone. 
fonte: http://www.centropriolo.com/index.php?op=textos&tipo=priolo

Na minha terra há coisas lindassss:)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Respirem fundo e desabafem,:)