18/04/12

Oceano Nox




Junto do mar, que erguia gravemente 
A trágica voz rouca, enquanto o vento 
Passava como o vôo do pensamento 
Que busca e hesita, inquieto e intermitente, 


Junto do mar sentei-me tristemente, 
Olhando o céu pesado e nevoento, 
E interroguei, cismando, esse lamento 
Que saía das coisas, vagamente... 


Que inquieto desejo vos tortura, 
Seres elementares, força obscura? 
Em volta de que ideia gravitais? 


Mas na imensa extensão, onde se esconde 
O Inconsciente imortal, só me responde 
Um bramido, um queixume, e nada mais... 


Antero de Quental, in "Sonetos"


170º Aniversário de Antero. Beijo doce alma torturada.

2 comentários:

  1. "Mas na imensa extensão, onde se esconde
    O Inconsciente imortal, só me responde
    Um bramido, um queixume, e nada mais..."

    Eu tenho um poema meu... que anda pelo blog que fala disto mesmo...

    ResponderEliminar

Respirem fundo e desabafem,:)