16/12/12

Memórias de Berlim, sem creme


Ficam aqui algumas memórias de uns dias passados na capital da Alemanha. A mim proporcionou-me para além da visita de estudo e dos colegas de outros paises, uma verdadeira viagem no tempo.
Berlim tem, literalmente, muita história para contar. A quantidade de lugares de importância histórica, museus e exibições de arte por metro quadrado é de fazer inveja a qualquer capital europeia.  ficam aqui algumas ideias para quem lá for, de locais a não perder.

 - Brandenburger Tor: Apesar não haver muito movimento nas ruas da cidade mais afastadas do centro e dos pontos turísticos de Berlim, ao  proximarmo-nos do portão de Brandenburgo, as coisas vão-se  alterando.O portão tem uma arquitetura fenomenal, e é cheio de estátuas no interior, além de ter duas praças ao redor. Foi parcialmente destruído durante a II Guerra Mundial, e restaurado depois do  conflito. A Alemanha parece não querer esquecer ou repetir os acontecimentos do passado, e, por isso, por toda a cidade é possível ver pequenas placas com fotos dos monumentos bombardeados, como é o caso com o Portão de Brandemburgo.


 - Reichstag:O Parlamento Alemão é o centro da política do país. O prédio é enorme, e tem uma arquitetura fenomenal. Por volta de 1990, depois da queda do Muro de Berlim, o prédio recebeu uma nova ala, projetada pelo mundialmente famoso arquiteto britânico Lord Foster, o Domo de Vidro. A estrutura tem cerca de 50 metros de altura e sua arquitetura é realmente impressionante e altamente futurista. A idéia do arquiteto era usar o conceito de transparência, por isso o uso do vidro. Para conseguir entrar, temos que fazer um pedido online e esperar  pela aprovação da administração, devido às  medidas de segurança adotadas pelo parlamento. A visita vale realmente  a pena! 

Memorial ao Holocausto:Este é, sem dúvida, um dos mais impressionantes memoriais de todo o mundo. Com uma área enorme e blocos com vários metros de altura. A distribuição dos caixões forma um labirinto enorme, e é possível percorrer caminhos formados pelos blocos de concreto.
O memorial fica, literalmente, do lado do Portão de Brandemburgo, e a estrutura mais parece um imenso cemitério a céu aberto no centro de Berlim. O lugar proporciona um espaço para reflexão sobre os horrores cometidos pelos nazistas contra os judeus durante o Holocausto.
No subsolo está o centro de informações. Lá dentro, há exibições permanentes, com fotos da guerra e também uma lista com os nomes de todas as vítimas conhecidas do Holocausto

Checkpoint Charlie: O Checkpoint Charlie era o ponto de fiscalização mais famoso do Muro de Berlim, e era lá que se fazia o controle da passagem entre os dois lados da cidade em que Alemanha foi dividida na época, a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. Depois da queda do muro, o ponto foi preservado como parte do museu da área, que foi mantido exatamente como era na época da existência do muro.

A comida? Vale a pena experimentar um pouco de tudo, mas eu não sou esquisita e a noite em Berlim é fantástica, apesar do frio cortante que fazia já em novembro, o calor humano do grupo e os locais eram fantásticos. Adorei a cerveja com groselha, a perna de porco, a comida paquistanesa, saunas, os doces, a salsichas e apenas faltou-me o nosso muito, nosso café :)





Sem comentários:

Enviar um comentário

Respirem fundo e desabafem,:)