19/03/13

Carta de um Pai ao Filho




"Amado Filho,

No dia em que este velho já não for o mesmo, tem paciência e compreende-me.

Quando eu derramar comida sobre a minha camisa e esquecer como amarrar os sapatos, tem paciência comigo e lembra-te das horas que passei a ensinar-te a fazer as mesmas coisas.

Se quando conversares comigo, repito e repito as mesmas palavras e sabes de sobra como termina, não me interrompas e escuta-me. Quando eras pequeno, para que dormisses, contei-te milhares de vezes a mesma estória até que fechasses os olhinhos.

Quando estivermos reunidos e, sem querer, fizer as minhas necessidades, não fiques com vergonha e compreende que não tenho a culpa disto, pois já não as posso controlar. Pensa quantas vezes quando menino te ajudei e estive pacientemente a teu lado esperando que terminasses o que estavas a fazer.

Não me reproves porque não quero tomar banho; não me chames a atenção por isto. Lembra-te dos momentos em que te persegui e os mil pretextos que tive que inventar para tornar mais agradável o teu banho.

Quando me vires inútil e ignorante na frente de todas as coisas tecnológicas que já não poderei entender, suplico-te que me dês todo o tempo que for necessário para não me magoes com o teu sorriso sarcástico.
Lembra-te que fui eu quem te ensinou tantas coisas.
Comer, vestir e como enfrentar a vida tão bem com o fazes, são produto do meu esforço e perseverança.

Quando, em algum momento, enquanto conversarmos, eu esquecer-me do que estávamos a falar, dá-me todo o tempo necessário até que me lembre, e se não puder fazê-lo não fiques impaciente; talvez não fosse importante o que dizia e a única coisa que queria era estar contigo e que me escutasses nesse momento.

Se alguma vez já não quiser comer, não insistas. Sei quando posso e quando não devo.

Também compreende que, com o tempo, já não tenho dentes para morder, nem gosto para sentir.

Quando as minhas pernas falharem por estarem cansadas para andar, dá-me a mão terna para me apoiar, como eu o fiz quando começaste a caminhar com as tuas fracas perninhas.

Por último, quando algum dia me ouvires dizer que já não quero viver e só quero morrer, não te enfades. Algum dia entenderás que isto não tem a ver com teu carinho ou o quanto te amei.

Trata de compreender que já não vivo, senão que sobrevivo, e isto não é viver.

Sempre quis o melhor para ti e preparei os caminhos que deves percorrer.

Então pensa que com este passo que me adianto a dar, estarei a construir para ti outra rota noutro tempo, porém, sempre contigo.

Não te sintas triste, enojado ou impotente por me ver assim. Dá-me o coração, compreende-me e apoia-me como o fiz quando começaste a viver.

Da mesma maneira que te acompanhei no teu caminho, peço-te que me acompanhes para terminar o meu.
Dá-me amor e paciência, que te devolverei gratidão e sorrisos com o imenso amor que tenho por ti.

Atenciosamente,

Teu Pai"

Autor: Levi da Silva Barreto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Respirem fundo e desabafem,:)