15/03/14

Quid?




O dia de ontem foi um pouco agitado. Para além do almoço, meu e das netas e jantar delas e de seus pais, fiz também o meu jantar e o de um  amigo que haveria de chegar a Fátima na carreira das 19:horas onde eu iria buscá-lo. Durante a tarde teria a casa a ser limpa pela D. Maria, uma senhora com a sua idade, de mente muito positiva e muito trabalhadora.

Fui entretanto visitar minha companheira que, como esperava, estava numa lástima. Tem sido sempre assim nas primaveras e outonos, períodos mais críticos para a sua doença. Para além dos habituais queixumes e fixações surge um novo relacionado com uma dor persistente na virilha direita. Tirei-lhe o sapato e estive a massajar-lhe a planta do pé passando depois com uma mão para os tendões da perna, até vê-la a sorrir aliviada. Disse-me então que estava cansada e queria dormir, despedimo-nos com um beijo e ficou tranquila.

Cruzei-me entretanto com uma amiga não só do FB a quem havia dado de memória o endereço de um sitio interessante, uma biblioteca virtual com conteúdos a nível mundial e historial desde épocas remotas ao presente e em constante actualização. Disse-me não ter conseguido aceder e prometi enviar-lhe por mensagem o endereço correcto, coisa que fiz à chegada à casa. De facto a memória havia-me atraiçoado e tinha trocado a ordem de duas letras. Coisas da PDI.

Na volta de Fátima e com meu amigo a bordo lá toca o raio do telemóvel. Primeiro uma mensagem, depois uma chamada. Passei o aparelho ao meu amigo que atendeu. Era a minha filha Ana a dar notícia que as Finanças estavam a cobrar o IS sobre a doação em vida que eu e minha companheira havíamos feito às filhas relativo à nossa habitação. A mensagem era da PT a informar que nas próximas 26 horas iria ficar sem serviço de internet pelo que pediam desculpa e compreensão. Muito simpáticos!

Antes do jantar e na conversa com meu amigo percebi que ele andava à deriva, sob grande pressão e daí a sua necessidade de um local tranquilo onde de algum modo pudesse aliviar a grande carga de tensão resultante dos problemas do pedido de insolvência, a que acrescem as negras perspectivas dos cortes nos salários previstos no OE do próximo ano. Ele é inteligente, um pouco impulsivo, muito exigente consigo próprio o que o torna pouco tolerante e sempre em conflito na busca das suas soluções. Observo, dou-lhe o espaço de que necessita, uma achega aqui e ali, e acima de tudo a amizade.

Deitei-me cedo. O dia tinha sido um pouco agitado e estava com dores acrescidas na cifose da coluna. Para além da habitual medicação recorri ao SOS para aliviar as dores.

Pelas 02:30 acordei novamente com dores, mais suaves, e com a lembrança vívida do sonho errático. Novamente com familiares falecidos em cenários diferentes, situações diferentes locais por onde passei, pessoas que não me lembro de ter conhecido e sobretudo agradecimentos por algo que teria feito, por algo que evitei fazer, por algo que evitei acontecer.
Tomei um café, fumei um cigarro, as dores aliviaram, voltei a deitar-me e acordei pelas seis da manhã. Não me lembro de ter voltado a sonhar.
Fiquem bem!

Outubro 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Respirem fundo e desabafem,:)