18/11/14

Eu sabia! Expectativas...




Eu sabia ...

Sabia que não estava só, que eram e são muitos que passam e passaram por esses tormentos, que não se libertaram e não se libertarão das memórias da guerra por muito que façam, ou não, para esquecer. São cicatrizes indeléveis que ao mínino toque reabrem em feridas sangrentas e porulentas!

Eu fiz o resgate no pós guerra. Voltei para zonas de combate, desta vez para o Leste, como civil com poderes de chefia distrital, em campanhas de produção agrícola de apoio às populações. Interagi e integrei-me com os povos Luena e Kioko que predominavam no distrito. Já tinha tido ligações com os Kiokos, alguns dos quais sob o meu comando, que se encarregaram de passar a "mensagem".

Estávamos em Malange quando recebi a proposta para o Moxico. Aceitei de imediato. Só depois disse à minha companheira. Só me perguntou: Porquê? Respondi: Preciso do resgate! (Ela sabia das minhas inquetudes, dos pesadelos, das irritações, das inconsequências, dos silêncios.) Então respondeu: Vamos!

Ontem vi na televisão uma reportagem sobre o stress de guerra. No fulcro da resportagem a suprema verdade:

PORTUGAL TRATOU DOS SEUS MORTOS EM COMBATE!

PORTUGAL ESQUECEU DE CUIDAR DOS SOBREVIVENTES!

MAS QUE MERDA DE PAÍS, MAS QUE MERDA DE GOVERNOS!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Respirem fundo e desabafem,:)